quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Assino embaixo

“A prioridade é se proteger contra tudo. Com isso, o contato com a realidade é minimizado, uma conseqüência sofrida. Já a literatura aponta para outra direção: ao escrever, o autor se expõe. É possível fazer o que bem entende, até olhar a si mesmo sob o ponto de vista do inimigo. A ponto de, quando percebem que encerrei mais um livro, algumas pessoas perguntam se terminei a escrita fortalecido. Respondo que não é essa a minha intenção: prefiro terminar mais exposto. Não me preocupo em me proteger – de uma forma estranha, a escrita exerce uma função de sobrevivência para mim. Quanto mais me desnudo, literariamente, mais acredito ter chance de me salvar, de encontrar alguma solução para os meus problemas.”
(David Grossman (1954), escritor israelense, em entrevista no Caderno 2.)

Nenhum comentário: