sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Apanhado geral

Muita coisa acontecendo. Amanhã me mudo para o bairro da Lapa, bem pertinho da Abril. Depois de dois anos, saio do circuito Higienópolis-SantaCecília-Campos Elíseos-Barra Funda. Agora, meu quartel general será o shopping Bourbon.
Na segunda-feira volto a trabalhar e não volto a trabalhar. É que a Abril me inscreveu num curso da InfoExame sobre twitter, orkut e flickr. Estou incumbido de fazer um projeto para inserir a Ática no twitter. Tudo vai depender, claro, do TI da Abril Educação e do depto. de Marketing (sempre eles), mas o pessoal da TI já deu sinal verde para a elaboração do projeto. Minha entrada no twitter teve o intuito de sondar o terreno. Mas entrei para ficar.
Na terça ponho a mão na massa da reformulação do livro Convite à Filosofia, da filósofa Marilena Chaui. Fui à casa dela ontem e a conversa foi ótima. O livro vai melhorar mil por cento, texto, projeto gráfico e iconografia.
Também na terça retomo as atividades com os podcasts da editora. Quatro deles já estão no site da editora (http://www.atica.com.br/). Os próximos a irem para o site serão o da Paula Marques, que fala sobre gêneros textuais, o da dupla Tércio&Lucia, autores de geografia, e o de José Hamilton Maruxo, que discorre sobre oralidade.
A lamentar, a morte, na quarta-feira, da autora Graça Proença, do já clássico História da Arte, o primeiro livro de arte para o ensino médio publicado no Brasil, um verdadeiro best seler dessa disciplina. A Graça diagnosticou câncer de pulmão no fim de 2007 e lutou contra a doença nos últimos meses. Fui o editor da segunda versão do História da Arte, a que está no mercado, exatamente em 2007. Trabalhar com ela foi um aprendizado de competência, honestidade intelectual e humildade. Vai deixar muitas saudades.
Por fim, minha saúde. Ainda estou com dificuldades para ficar muito tempo sentado, mas o cenário acabou não sendo tão tenebroso quanto parecia. Os tumores foram extirpados na segunda cirurgia. Os quinze dias de licença médica foram mais em razão da complexidade da região operada do que propriamente em virtude de algum efeito colateral. O problema foi detectado precocemente e, segundo os laudos, é de grau baixo. Portanto, espero que a coisa tenha sido eliminada definitivamente. Ainda quero fazer muitas coisas, ver a Joyce formada e bem encaminhada na área de desenho industrial e escrever muitos livros. Acredito que essa disposição é que me mantenha vivo.

Nenhum comentário: